quarta-feira, 2 de julho de 2014

"Sla Radical Dance Disco Club" - Fernanda Abreu



"Sla Radical Dance Disco Club" (EMI, 1990) é o primeiro disco solo da cantora Fernanda Abreu. 

Fernanda Abreu era vocalista da famosa banda da década de 80 que emplacou hits como: "Você Não Soube Me Amar", a Blitz, no qual encerrou as suas atividades em 1986. 


Vale lembrar que na década de 90 o cenário musical mainstream estava conturbado, e o que havia em voga eram as duplas sertanejas e a lambada da banda Kaoma. Em meio a isso e o surgimento da MTV no Brasil, Fernanda Abreu chega ao cenário musical com o excelente disco pop "Sla Radical Dance Disco Club", com produção a cargo de Herbert Vianna, o material com influência e samples da música disco e pop da década de 70 e 80, trouxe um pouco de: Sister Sledge, Le Freak, Kool & the Gang, Michael Zaguer Band, Sylvester, Voyage, Cheryl Lynn, Carl Douglas, Michael Jackson e Madonna. Madonna que é uma das influências no album, também viria a lançar um tributo à música Disco 15 anos depois em 2005, com o "Confessions On a Dancefloor".


"Sla Radical Dance Disco Club" é um dos melhores discos do pop nacional moderno, pois mistura o que havia de novo no cenário internacional em relação a música da noite, para as pistas de dança, salpicado com samples inteligentes e bem colocados de consagrados da música Disco e Pop, o despojamento e suingue da música negra Funk, somados ao vocal suave que também transita em alguns momentos ao modo Rap, que é praticamente uma marca registrada da cantora. O album contém alguns hits que foram muito bem executados na época como: "A Noite", que é uma música mais dançante com levadas de Pop/Funk/Disco. Já em "Você Pra Mim", de sua autoria e provavelmente um dos maiores hits da cantora, é uma balada romântica com letra atemporal, batidas super atuais que até foram re-utilizados no seu Acústico MTV. Destaque também para as faixas: "Speed Racer" possui um clima soturno com simples riffs de guitarras, porém precisos e bem colocados. A ótima e classuda versão de "Got to Be Real" (de Cheryl Lynn), e com encerramento a suave e assertiva "Kung Fu Fighting" (de Carl Douglas). Com este e seu segundo album, Fernanda marca sua presença no cenário musical nacional de maneira assertiva com roupagem moderna pop dançante e urbana, que é sua marca até hoje.




Faixas:


01. Disco Club 1 (Abertura)
02. A Noite
03. Sla Radical Dance Disco Club
04. Kamikazes do Amor
05. Luxo Pesado (Got to Be Real)
06. Você Pra Mim
07. Space Sound to Dance
08. Speed Racer
09. Vênus Cat People
10. Disco Club 2 (Melô do Radical)
11. Kung Fu Fighting



Download

Um comentário: